TIRAMISÚ

113

Na série sobremesas clássicas, hoje teremos o Tiramisú Tradicional. O doce italiano dispensa apresentações : creme de gemas e mascarpone, camadas de um delicado biscoito embebido em café e cacau amargo polvilhado. Estes são os elementos essenciais para a versão clássica de uma das sobremesas de colher mais apreciadas, não só na Itália, mas no mundo.  As suas origens são incertas: muitas vezes se discute em torno do local onde nasceu; se na corte dos Medici em Siena ou na Pousada Alle Becchiere, em Treviso. E lendas giram do nome : em italiano “Tirami Sù”  significa algo como “puxa-me para cima” ou “levanta-me”. 
Com o tempo, outras versões chegaram, como pistache, morango, com limão ou ovos pasteurizados. Mas quis preservar a tradição e fazer um bom tiramisú raiz, batendo as gemas com o açúcar, até que fiquem brancas e espumosas. Apenas substituí o vinho Marsala, que seria difícil de encontrar pela maioria das pessoas, por licor de café. Amando ou detestando o sabor dessa sobremesa, você precisa pelo menos experimentar. Então, vamos lá !
INGREDIENTES

  • Biscoito champanhe suficiente para forrar o fundo da sua travessa e fazer uma segunda camada. Utilizei  uma forma de vidro de 25 cm x 21 cm e utilizei cerca de 25.
  • 150 gramas de café bem forte (morno ou em temperatura ambiente, mas não quente)
  • 50 gramas do licor ou bebida fortificada de sua preferência, como vinho Marsala, vinho do Porto etc. Eu usei licor de café da marca Stock.
  • 250 gramas de queijo mascarpone gelado
  • 2 ovos grandes em temperatura ambiente. Usaremos as claras cruas e as gemas levemente cozidas mas sem esquentar muito, então, se você preferir, pode usar claras e gemas pasteurizadas.
  • 50 gramas de açúcar refinado (divididos em 25 g e 25 g) 
  • 250 gramas de creme de leite fresco (ou algum que bate chantilly) bem gelado. O ideal é que seja com índice de gordura próximo de 35% 
  • 1 colher  de chá de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • Cacau em pó suficiente para cobrir ou raspas de chocolate amargo (minha preferência)

PRIMEIRA CAMADA DE BISCOITO

1.  Misture o café com os 50 gramas de licor e coloque numa travessa 
2. Vá molhando os biscoitos muito levemente e delicadamente na mistura de café,  só para absorver o café sem molhar. O excesso de café nesse momento pode destruir sua sobremesa.
3. Coloque biscoitos arrumadinhos e juntinhos na travessa forrando o fundo.
4. Talvez seja necessário cortar/quebrar os biscoitos para se encaixarem certinho. Reserve.

PRIMEIRA CAMADA DE CREME

1. Na batedeira, bata o mascarpone  até ficar liso e homogêneo. Reserve.
2. Ferva um pouquinho de água numa panela na qual você possa acoplar uma tigela que aguente altas temperaturas sem deixar o fundo da tigela encostar na água. 
3. Separe as claras e gemas do ovos (reserve as claras). Misture as gemas com 25 gramas de açúcar e leve ao banho-maria, mexendo sempre, até espessar (se usar gema pasteurizada, esse processo não é necessário). 
4. Assim que as gemas ficarem prontas, junte ao mascarpone e misture  para ficar homogêneo. Reserve.
5. Bata o creme de leite com a baunilha até ficar num ponto de picos leves, ou seja, levemente espesso sem estar líquido, mas sem endurecer muito. 
6. Coloque esse chantilly na mistura reservada de mascarpone com gema. Misture delicadamente para incorporar, mas faça movimentos leves para não tirar todo o ar. Reserve.
7. Bata as claras em neve com a pitada de sal até começar a espumar sem formar neve ainda. Continue batendo em velocidade média e vá acrescentando as outras 25 gramas de açúcar aos poucos e batendo por alguns segundos entre cada adição. Vai virar uma clara em neve mais brilhosa. Aos poucos, coloque essas claras em neve  na tigela com a mistura reservada de mascarpone, gema e chantilly. 
8. Coloque metade do creme sobre a primeira camada de biscoito e espalhe para nivelar.
SEGUNDA CAMADA DE BISCOITO

Faça mais uma camada de biscoito molhado do mesmo jeitinho sobre a primeira camada de creme.

SEGUNDA CAMADA DE CREME

Coloque o restante do creme sobre a segunda camada de biscoito e nivele novamente. Leve à geladeira. Pode cobrir com filme plástico se desejar  e deixe pelo menos quatro horas sob refrigeração.
FINALIZAÇÃO

Retire da geladeira. Coloque as raspas de chocolate ou peneire o cacau em pó sobre a segunda camada de creme. Cubra bem. 
Nesse ponto, você já pode consumir, mas recomendo que volte a cobrir com filme  plástico e leve à geladeira novamente de um dia para o  outro (ou por pelo menos 6 horas). 
Variação com cacau em pó



Join the Conversation

  1. Amo essa sobremesa, mas tenho medo de não conseguir fazer os cremes 🙁

  2. Os preparos são fáceis. Não se preocupe. Mas procure fazer com mascarpone e nunca com cream cheese, como sugerem algumas receitas. O resultado fica completamente diferente. 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Your custom text © Copyright 2020. All rights reserved.
Close
Verified by MonsterInsights