SONHO COM CREME DE BAUNILHA E RUM

195

A receita de hoje foi feita de encomenda. É que meu marido adora sonho de creme, um doce tradicional, mas que ultimamente vem sendo feito e vendido por algumas padarias de maneira completamente diferente do original. Algumas passaram a assar a massa e, pior, a substituir o creme  por um preparado pronto, com cor amarelo vivo e nenhum sabor. Para preservar a tradição, os sonhos que apresento são fritos e o recheio cremoso leva um toque generoso de extrato de baunilha e rum. Tais ingredientes conferem um perfume delicado e provocador. E a receita da massa tem um toque de leveza, com menos açúcar, ovos e manteiga. 


O preparo da receita é fácil e rápido, mas exige balança, pois todos os itens são pesados para garantir o resultado. Em massas delicadas como esta é importante padronizar a receita com medidas precisas para evitar surpresas ao final. Se tiver dificuldade ou não possuir balança, consulte nossa tabela de pesos e equivalências.

O sonho, conhecido como “Bola de Berlim” em Portugal, é um doce originalmente alemão. Feito com leite, açúcar, farinha e fermento, costumava ser recheado com frutas vermelhas ou bebidas alcoólicas em seu país de origem. O recheio era injetado com uma seringa grossa e só podia ser visto quando o doce era quebrado. No Brasil, a receita foi modificada. Aqui, recheamos os sonhos com creme, doce de leite, ovos, chocolate ou goiabada, de maneira parecida com a de um sanduíche. 


INGREDIENTES

Massa
Para a Esponja

  • 100 g de farinha de trigo
  • 5 g de fermento biológico seco ou 15 gramas de fermento fresco
  • 100 ml de água
Para o restante da massa
  • 400g de farinha de trigo
  • 75g de açúcar
  • 1 ovo grande
  • 125 ml de leite integral
  • 7 g de sal refinado
  • 40g de manteiga sem sal (ponto de pomada)
  • 40 g de leite em pó

Creme

  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara de chá de açúcar refinado
  • 6 gemas passadas pela peneira
  • 120 gramas de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de rum
  • 1 colher de sobremesa de extrato ou essência de baunilha

PREPARO

Massa
1. Esponja – Faça uma esponja, acrescentando numa tigela todo o fermento e os 100 g de farinha de trigo já separadas. Misture bem e coloque a água em temperatura ambiente (100 ml). Mexa, cubra com plástico ou pano úmido e deixe  descansar por 30 minutos para que o período de ação dos ingredientes se complete. O procedimento é importante para ativar o fermento e para agilizar o desenvolvimento da massa. Se fizer pelo método direto, demorará muito mais tempo para crescer. Após os 30 minutos, a mistura vai inflar e ganhará a aparência de uma esponja.
2. Em seguida, peneirar os itens restantes todos juntos (farinha de trigo restante, o leite em pó e o sal). Misture bem e reserve. 
3. Sobre a esponja despeje o leite e mexa para soltar o que estiver grudado no recipiente. Incorpore o açúcar e a manteiga,  em temperatura ambiente (ponto de pomada).
4. Adicione o ovo inteiro e mexa com uma espátula ou colher de pau. 
5. Agora, pegue essa mistura e despeje sobre o preparado com a farinha. Faça movimentos circulares com a espátula para incorporar todos os ingredientes. Na sequência, despeje sobre uma bancada e mexa a massa em movimentos de vai e vem, até que forma uma bola homogênea. Atenção, nesta fase você pode achar a massa ainda um pouco grudenta, mas não acrescente mais farinha do que o indicado, pois o ponto da massa é exatamente este. 
6. Sove,  desenvolvendo o glúten até massa fique elástica, em ponto de véu (peque um pouco de massa, abra, e ela tem que ter elasticidade para ficar transparente sem rasgar facilmente; se rasgar logo, precisa sovar mais ). Se preferir, pode fazer este processo numa batedeira, utilizando o gancho. 
7.  Deixe a massa descansar por 30 minutos.
8. Faça com as mãos pequenas bolas com aproximadamente 50 gramas cada. Boleie as porções (enrole bem) e arrume numa assadeira untada. Deixe crescer por mais 30 minutos  ou até dobrar de volume. 
9. No forno pré-aquecido a 150 graus (no fogão tradicional equivale a fogo baixo),  coloque os sonhos para assar somente 10 minutos. O objetivo é pré-assar e facilitar a fritura, diminuindo o risco de eles ficarem encharcados. Retire-os da assadeira e frite em óleo quente numa frigideira com bastante óleo aquecido a 160°C (cerca de 3 minutos), virando de vez em quando com a ajuda de 2 escumadeiras. Retire do fogo e escorra em papel absorvente ou num escorredor telado (como o usado para secar pasteis).
Creme para sonho
Coloque numa panela o leite, o leite condensado, o açúcar, as gemas e o amido de milho e leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um creme firme. Quando frio, misture o rum e a essência. Para facilitar o passo seguinte, utilize saco de confeiteiro com bico  pitanga.

Montagem

Após frios, corte as bolas de massa ao meio e recheie com o creme de baunilha e rum. Polvilhe com açúcar de confeiteiro (ou açúcar impalpável).

Dicas:
1. Esta receita rende de 18 a 20 sonhos boleados com aproximadamente 50 gramas;  
2. O segredo para todo creme que leva farinha, ou amido, para que não crie aquela nata por cima dele, é retirar do fogo e tampar com um plástico filme. Mas o plástico deve ficar encostado no creme. E não se esqueça de esperar esfriar para acrescentar a essência ou extrato de baunilha.

Join the Conversation

  1. Que isso! Maravilhoso, hein!? Farei sem dúvidas.
    Obrigada por compartilhar suas receitas. Estou comendo com os olhos!
    Até, tia Sô.

    Larissa

  2. POSSO SO ASSAR E QUAL TIPO DE FERMENTO É AQUELE PARA BOLO

  3. Olá Vanilda.

    Respondendo : a) Se preferir, pode fazer o sonho apenas assado, mas, evidentemente, o sabor será um pouco diferente e haverá um pouco de dificuldade para aplicar o açúcar de cobfeiteiro; b) O fermento a ser usado é o de pão, pode ser seco ou fresco.

  4. Fermento de pão seco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Your custom text © Copyright 2020. All rights reserved.
Close
Verified by MonsterInsights