SALADA DE BACALHAU E GRÃO-DE-BICO

77

Me pediram uma opção  com bacalhau para a ceia e logo me lembrei dessa refrescante  e leve salada de bacalhau e grão-de-bico que servi no ultimo Natal que pudemos passar em família, em 2019. Acompanhado de um arroz especial ou mesmo batatas assadas com alecrim, compõe uma mesa delicada, saborosa e elegante. 

E, se estiver com pressa, pode usar grão-de-bico em lata de boa qualidade  e peixe dessalgado congelado. Se bem preparado, especialmente com um bom  azeite extra virgem,  garanto  que o sabor será  igualmente delicioso.  Vamos lá  !

INGREDIENTES

● 500 gramas de bacalhau dessalgado

● 2 cebolas médias em tiras finas

● 2 folhas de louro

● 1 dente de alho

● 100 gramas de azeitona pretas sem caroço

● 50 gramas  de azeitonas  verdes sem caroço

● 250 gramas de grão-de-bico

● 1/2 ou 1 xícara  de chá de azeite de oliva

● salsinha picada

● sal e pimenta à gosto

●  2 ovos cozidos picados ou cortados em fatias para enfeitar (opcional)

PREPARO

1. Sempre que você cozinhar grão-de-bico,  é preciso deixar de molho de um dia para o outro, este passo é essencial para você aumentar a digestibilidade e eliminar os anti-nutrientes. É  fundamental.

2. Escorra o grão de bico e enxágue. Coloque em uma panela de com água suficiente para cobrir (cerca de 5 xícaras). Leve os grãos para cozinhar e assim que a água ferver descarte a primeira água da cocção. E com ela espuma branca que fica boiando na superfície.

3. Em seguida, cozinhe oa grãos  em panela de pressão por cerca de 10 minutos. Mas, se preferir, use uma panela aberta, colocando-os novamente pra ferver e depois que começarem a ferver você pode conferir a textura do grão a cada 5 minutos.

4. Caso utilize bacalhau salgado, será  necessário dessalgá-lo na véspera.  Coloque o peixe em água  abundante e deixe na geladeira. Troque  a água  pelo  menos três  vezes e reserve. Recomendo que , ao final do processo,  tire uma lasca e experimente para ver se o sal foi corretamente  eliminado.

5. Retire o peixe da água de imersão e enxágue. Em uma panela,  coloque o bacalhau, cubra com água, tempere com sal, pimenta, acrescente  as folhas de louro e um dente de alho descascado e cortado ao meio. Cozinhe em fogo médio por 10 a 15   minutos e escorra. Reserve até que esteja frio o suficiente para manusear.

6. Pique o bacalhau à mão, descartando a pele ou os ossos, e coloque em uma travessa junto com o grão-de-bico.

7. Corte finamente as cebolas e deixe-as por 10 minutos em uma vasilha com água  quente.  Após,  escorra bem e junte aos demais ingredientes.

8. Acrescente as azeitonas e mexa delicadamente, acrescentando azeite ( meia xícara  ou à  gosto)e temperando com sal e pimenta. Salpique salsinha picada e espalhe bem, sem mexer demais.

9. Acomode  a salada numa travessa e, se desejar, devore com ovos cozidos.

DICAS

Caso pretenda utilizar grão-de-bico em conserva,  opte por uma boa qualidade. Minhas sugestões  são  as marcas Bonduelle e Vapza.

Grão-de-bico – Os anti-nutrientes são substâncias que atrapalham a digestão e absorção dos nutrientes e é por isso que grãos que não são deixados de molho costumam dar muitos gases.

Bacalhau  – Este prato pode ser preparado com lascas, mas sem dúvida ficará  mais suculento se  você  dispuser de postas que possam ser cozidas inteiras e desmanchadas depois.

Este prato pode ser servido quente, frio ou em temperatura ambiente; também pode servir como uma refeição leve ou acompanhamento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Your custom text © Copyright 2020. All rights reserved.
Close
Verified by MonsterInsights