Revirando o Acervo de D. Sarah dos Santos Lima Rocco, encontrei receita de pão em forma de bolo. É um pão doce com sabor de laranja e que só de ver já dá vontade de passar um café fresquinho e chamar a família . Foi publicada originalmente na Revista Manequim, em setembro de 2000, numa seção chamada “Cozinha da Leitora”. Reproduzo abaixo o texto de introdução e a receita, como no original.
* * *
“De que confeitaria é?” É a pergunta que todos fazem ao provar este delicioso pão doce, cuja receita foi enviada pela leitora Maria Irene Lima, de Macaé, RJ. “Nada me dá mais orgulho do que responder que eu mesma fiz. E todo mundo pede bis”, revela
INGREDIENTES
● 25 g de fermento para pão
● 1/2 xícara (chá) de água morna
● 1 xícara (chá) de açúcar
● 5 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (ou
mais, se necessário)
● 1 tablete (100 g) de margarina
● 3 ovos
● 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
● 1 pitada de sal
Glacê
● 1 xícara (chá) de açúcar
● 3 colheres (sopa) de suco de laranja
PREPARO
1. Dissolva o fermento na água morna e acrescente 1 colher (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (retiradas da receita).
2. Misture e deixe crescer por 30 minutos. Junte o restante do açúcar, a margarina, OS OVOS, o suco de laranja e o sal.
3. Acrescente a farinha restante aos poucos, batendo com o batedor espiral da batedeira. 4. Quando desprender das mãos, coloque numa tigela, cubra com um pano e deixe a massa crescer por 2 horas.
5. Amasse um pouco com as mãos, abaixando assim a massa crescida. Faça bolas de tamanho médio (se desejar, recheie as bolas de massa com pedaços de goiabada, passas ou frutas cristalizadas). Coloque-as numa fôrma redonda grande, untada e polvilhada com farinha de trigo, ou em duas pequenas, de buraco no meio com 20 cm de diâmetro.
6. Deixe crescer novamente por mais 1 hora e meia. Leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que doure. Deixe amornar e desenforme. Para o glacê, misture o açúcar e o suco, e pincele as roscas.
Rendimento: 2 roscas
Fonte : Revista Manequim – Fevereiro/2000
☆ ☆ ☆
Reproduzo as imagens como no original, observando que as receitas da seção Acervo D. Sarah NÃO FORAM TESTADAS pelo blog. A proposta é apenas resgatar a memória dessas publicações e evitar que se percam.