Estou revendo um velho caderno de receitas e descobri esta verdadeira relíquia dos anos 80 : Danoninho Caseiro. Fiz à época, mas não me lembrava do quanto era bom e semelhante ao original. Lembrando que, por ser uma versão caseira e sem conservante, corante, espessante e outros “antes”, o resultado não é idêntico ao industrializado, que trás entre os ingredientes “carragena, carboximetilcelulose e goma xantana, aromatizante, quimosina carboximetilcelulose e goma guar”. Mas garanto que o sabor não vai lhe decepcionar.
Se seu filho (ou mesmo você) gosta de Danoninho, experimente este preparo caseiro e adapte ao seu paladar. As proporções são básicas. Portanto, fique à vontade para acrescentar mais morango, açúcar, essência e, se desejar, corante.
INGREDIENTES
● 500 gramas de morangos limpos ( cerca de duas bandejas)
● 9 colheres de açúcar refinado
● 2 xícaras de leite frio ou gelado
● 400 gramas de ricota
● 1 colher de chá essência de morango (opcional)
● 1 lata de creme de leite sem o soro (pode substituir por 250 gramas de creme de leite fresco ou nata)
PREPARO
1. Em uma panela coloque os morangos limpos e cortados, junto com o açúcar. Esquente até o ponto de fervura e desligue o fogo. Reserve
2. Tire o soro do creme de leite. Para tanto, higienize bem a lata e, em seguida, leve-a ao freezer, deixando ali por 30 minutos. O objetivo é deixar o creme de leite bem geladinho, mas não ao ponto de congelar. Após esse tempo, retire e faça dois furos na tampa e vire a lata, fazendo todo o soro escorrer. Quando parar de sair o líquido, termine de abrir a lata e restará apenas o creme de leite.
3. No liquidificador, solte a ricota e bata com o o leite e creme de leite.
4. Acrescente o morango e a essência (opcional) e bata por mais 5 minutos.
5. Distribua em taças ou outros recipientes de sua preferência, cubra com plástico filme e leve à geladeira. Refrigere por pelo menos 4 horas antes de servir.