Sou do Paraná e naquele estado há a maior número de imigrantes ucranianos do Brasil. Por esta razão a cultura e a culinária do Leste Europeu são muito presentes e a receita de hoje é em homenagem a este povo corajoso, que continua lutando pela liberdade e independência. O bolo de Kiev é leve e macio no centro, com um pouco de crocância. Nasceu em Kiev, capital da Ucrânia, na década de 1950 e era um negócio tão grande que era quase um crime se você visitasse a cidade e não trouxesse o bolo de volta como lembrança para seus amigos. Ao longo dos anos, tornou-se popular e agora é um dos três pratos mais consumidos no país, além do Pelmeni (um bolinho de carne de origem russa) e do Pão de Semente de Papoula .
Este bolo de Kiev tem camadas leves de pão-de-ló, seguidas de uma camada crocante de merengue com avelãs e, em seguida, recheadas com geleia e uma cobertura rica em creme de manteiga.
Para a massa faremos um pão-de-ló europeu, que é feito da maneira mais clássica! Usando apenas três ingredientes, você obterá o bolo mais úmido e nivelado que combina perfeitamente com qualquer um de seus cremes favoritos.
Pão-de-ló 5-5-5