Bolo de fubá, mesmo para aqueles que não gostam, remete à alguma lembrança de infância. E o que dizer do lendário, vintage (ou seria antiquado ?) Bolo de Fubá Cremoso. Três camadas de gostosura (base de fubá, meio cremoso e topo tostado, com sabor de coco). Temperamental, seu preparo por vezes provoca mais irritação do que prazer. Isto porque é cheio de macetes para que possa sair do forno com a textura desejada.
Mas atenção. O ideal é seguir corretamente toda a trajetória de preparo deste bolo. Não esqueça de deixar a massa descansar dentro da forma por 15 minutos antes de levar ao forno, afim de que as camadas se separem naturalmente, onde teremos o fundo da massa de fubá, quase todo centro de creme e a superfície de coco/queijos. A temperatura média do forno também é fundamental para o sucesso ou não desta receita.
INGREDIENTES
● 2 ovos tipo jumbo inteiros (cerca de 60 g cada)
● 100 g de açúcar refinado
● 30 g de manteiga sem sal macia
● 170 ml de leite integral frio
● 1 lata de leite condensado de boa qualidade (395 g)
● 85 g de fubá mimoso peneirado
● 20 g de farinha de trigo especial peneirada
● 150 ml de leite UHT Integral frio
● 25 g de coco seco ralado fino
● 25 g de queijo parmesão ralado fino
● 50 g de queijo Minas Padrão ralado no ralo grosso
● 1/2 colher (sopa) de fermento em pó (7 g)
PREPARO
1. Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes (ovos, açúcar, manteiga e leite) por exatos cinco minutos em velocidade média.
2. Em seguida adicione o leite condensado, o fubá mimoso, a farinha de trigo, o leite (170 ml) e bata novamente por mais três minutos (este processo é importante).
3. Junte o coco seco, os queijos parmesão/minas padrão, o fermento e misture rapidamente.
4. Distribua a “massa”, que fica bem líquida, em uma assadeira com 20 cm de diâmetro x 5 cm de altura (importante medir por dentro), bem untada com manteiga e polvilhada de farinha de trigo.
5. Deixe descansar por 15 minutos (outro processo importante).
6. Em seguida leve o bolo ao forno pré-aquecido à 160/170ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada e levemente firme ao toque, tendo o cuidado de não assar demais, deixando-o um pouco menos cremoso.
ATENÇÃO : Se, aos 25 minutos, ainda não estiver dourado na superfície, acione a função grill de seu forno.
7. Deixe esfriar em temperatura ambiente e descansar dentro da própria forma até que o bolo esteja totalmente frio.
8. Por último desenforme sobre um prato e finalize, se desejar, com açúcar de confeiteiro.
DICAS :
► O tempo médio para este bolo estar assado é de 30 minutos. Caso o bolo esteja dourado e ainda “balançando” muito no centro, cubra-o com papel alumínio levemente besuntado com óleo de milho e volte ao forno até firmar.
► O congelamento poderá ser de até 60 dias.