O bolo de fubá, de tão tradicional, tem vários preparos em cada família. Mas se você não tem seu preferido num caderno de receitas, bissa sugestão é esse tradicional, ensinado por Heloisa Bacellar, doba do restaurante La na Venda, de São Paulo, e uma das apresentadoras do novo canal “Arte & Sabor”.
O Bolo de Fubá é um dos mais tradicionais quitutes servidos durante as festas juninas. Fubá é a farinha obtida do milho cru, seco e debulhado e o nome veio dos escravos que chegaram ao Brasil vindos de Angola.
INGREDIENTES
● 2 xícara(s) de chá de fubá
● 2 xícara(s) de chá leite
● 2 xícara(s) de chá de açúcar
● 1/3 xícara(s) de chá de óleo vegetal
● 50 grama(s) de manteiga
● 1 colher(es) de chá de sal
● 4 ovos
● 1 colher(es) de sopa de fermento em pó
● manteiga para untar e fubá o suficiente para polvilhar a forma
● açúcar e canela para polvilhar a gosto
PREPARO
1. Coloque o fubá, o leite, o açúcar, o óleo, a manteiga e o sal numa panela média, aqueça. Sempre mexendo, deixe no fogo por uns 10 minutos, até a massa ferver e engrossar e o fundo da panela aparecer.
2. Retire do fogo e deixe amornar por uns 15 minutos. Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com fubá uma assadeira grande, ou uma fôrma grande para pudim.
3. Quebre os ovos e coloque as gemas numa tigelinha e as claras na tigela da batedeira. Bata as claras em neve até conseguir picos firmes.
4. Quando a massa amornar, junte as gemas e o fermento e em seguida, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore as claras.
5. Despeje a massa na fôrma e asse o bolo por uns 40 minutos, até que esteja crescido, bem dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
6. Deixe o bolo esfriar, desenforme se for o caso, polvilhe com açúcar e canela. Sirva em fatias.