ARROZ DOCE PORTUGUÊS

106



Este, sem dúvida, é o melhor arroz-doce que já experimentei. Trata-se de uma receita tradicional portuguesa, onde o segredo está na adição de gemas para conferir uma cremosidade especial ao doce e um tom levemente amarelado. É uma dica especial para as noites mais frias, pois pode ser feito com rapidez e, guardado na geladeira, permite ser esquentado dias depois, recuperando a consistência e sabores originais.



Ingredientes

  • ½ litro de água
  • 75g de manteiga ou margarina sem sal
  • 1 pau de canela
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 1 litro de leite quente
  • ½ xícara de chá de arroz
  • 6 gemas
  • Casca de limão
  • Canela em pó o quanto baste
  • Sal

Preparo

1. Pegue uma panela funda, que permita mexer com conforto e separe uma espátula de silicone ou uma boa colher de pau.

2. Leve ao fogo a panela com a água, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão. Quando a manteiga estiver derretida, despeje o arroz, junte uma pitada de sal, mexa e deixe cozinhar até incorporar quase toda a água. 

3. Em seguida, acrescente o leite, deixe ferver mais um pouco e despeje o açúcar. Continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, mas fique atenta para não derramar o leite.

4. Se tiver ajuda, enquanto alguém cuida de mexer o arroz, pegue uma tigela, bata as gemas e coloque algumas colheradas de arroz, batendo bem para as gemas não talharem. Assim que o leite do arroz reduzir um pouco seu volume, retire-o do fogo e despeje a mistura de gemas e arroz na panela, já com o fogo apagado

5. Misture bem e, se quiser, retire o pau de canela e a casca de limão. Despeje em uma travessa de servir. Deixe esfriar um pouco e, finalmente, polvilhe com canela em pó.

Dicas : A ) Apesar de ser um doce rápido, não tenha pressa e deixe o leite reduzir um pouco de volume antes de acrescentar as gemas, caso contrário seu arroz doce ficará sem a cremosidade desejada;  B ) Em nenhuma hipótese recoloque o doce no fogo, pois as gemas, com o calor das chamas, vão engrossar o creme demais e deixá-lo parecido com um flan;  C ) Se preferir, deixe sem canela em pó, que pode ser acrescentada depois, a gosto, por quem desejar.

 

Join the Conversation

  1. Cicilia dos Santos says:

    Mamma mia vou fazer hoje mesmo.

  2. nunca fiz dessa maneira, vou experimentar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Your custom text © Copyright 2020. All rights reserved.
Close
Verified by MonsterInsights